A praia
Tuesday, October 10, 2006
Acordo na segurança social - o lento despertar
Saiu nos meios de comunicação social o mais recente acordo deste governo com vários parceiros institucionais sobre uma das grandes questões da nossa sociedade : o modelo de segurança social. Sem me ter detido muito tempo com a noticia apercebi-me que este primeiro passo seria para uma gradual introdução de alterações na atribuição destes rendimentos, uma das grandes conquistas sociais do século XX. A oposição, através do PSD, fez-se logo ouvir afirmando tratar-se de uma jogada de marketing e que isto não chega, a CGTP participa na reunião mas não assina o acordo e através do seu porta-voz faz sentir a sua posição de que as reformas serão cada vez menores. Mas um número maior de parceiros como a UGT, Confederação do Turismo entre outors assinaram este pacto e consideram-no um bom principio.É preciso actuar, asobrevivência do sistema está em causa.
Meus cerdos(as) penso que já tardavam a tomada de medidas e esperemos que esta seja a continuação de outras reformas tão importantes para que este nosso pais prospere, ande para a frente e deixe de ser o eterno coitadinho cá do burgo europeu. Voltando ao tema central tenho uma opinião : julgo e espero que a reforma da segurança social na vertente pensões da terceira idade passe pelas seguintes ideias :
- é fundamental e agindo à luz da constituição acabar com reformas milionárias, mais altas do que o salário do nosso PR por exemplo para que se possam subir os parcos rendimentos dos milhares de idosos que vivem com poucas dezenas de euros para medicamentos, pouca comida e quase nula assistências e condições de vida. O complemento de reforma foi um primeiro passo mas Robin Sócrates terá que actuar ainda mais.
- Já há vários beneficios para a terceira idade mas devem ser reforçados e alargados até ao limite do possivel : transportes, turismo sénior, medicamentos
- é fundamental que se opte pelo modelo misto, ou seja o estado não se pode desresponsabilizar, e aqui sim deve ter uma função protectora, no assegurar de condições minimas aos seus cidadãos para que tenham a sua dignidade preservada nesta fase da vida.Não entregando o controle das reformas ao voraz sector financeiro, o sistema misto poderá actuar como uma melhoria de qualidade de vida extra para aqueles que ao longo da vida quiserem capitalizar dinheiro a contar com projectos em pleno" golden age".Nesta sociedade consumista muitos dirão : poupar para quê ? Não sei o dia de amanhã ! Enfim tb já me interroguei mas pelo enos teremos a responsabilidade de escolher que planos queremos para a nossa existência, estamos numa democracia.
- finalmente uma opinião com uma componente muitas vezes esquecidas. "Velhos são os trapos" e se são os trapos,vamos dar oportunidade para que os mais idosos possam aprender novas matérias ( faculdade da terceira idade ), façam desporto ( reportagem da revista Visão, senão me engano, chamada supervelhos ), possam através de programas coordenados conviver com os mais jovens enquanto dentro da ocupação de tempos livres dos mesmos.
Enfim importante agora é levarmos reformas em diante de uma maneira gradual que respeite e enquadre nas próximas décadas as faixas etárias que passam a estar dependentes deste prémio de fim de carreira contributiva para quem tantos anos trabalhou , quem tiver capitalizado investimentos colherá depois os frutos disso mesmo.Para que se possa voltar a dar dignidade aos nossos "avós" que amanhã serão os nossos pais. O Governo tem mais uma missão em mãos que deve desenvolver em conjunto com as mais variadas instituições públicas e privadas envolvendo a população quando necessário, tudo para que os velhos não virem trapos.
Noticia mais em pormenor no endereço www.portugal.gov.pt. Vamos ler talvez seja mais positiva do que aquilo aqui exposto.
Portal do Governo
O Governo e os Parceiros Sociais acordam que, na sequência do Acordo Global sobre a Reforma da Segurança Social, seja activado o Conselho Nacional de ...www.portugal.gov.pt/.../MTSS/Comunicacao/Outros_Documentos/20060710_MTSS_Doc_Acordo_Reforma_Seg_Social.htm - 42k - Em cache - Páginas Semelhantes
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Aqui esta um posting a ter conta e a pedir por mais!!
As tuas ideias são pelo menos intervencionistas ou pelo menos políticas (não me surpreende), mas acho que ainda carecem de validação... e se por um lado falas da falência (ou posivel falência) do nosso estado de Segurança Social, por outro lado, as medidas que propões talvez no levem a que a situação da Segurança Social se agrave....
Gostaria de ver mais argumentos ainda!!
Bem puto ! Tb eu gostaria de ver mais argumentos, mais discussão, ideias boas e más, utópicas e concretizáveis, importante é que se debata temas da maior importância para a nossa sociedade que não passam apenas pelo desenvolvimento económico. Se as conversas deste blog se multiplicassem em iniciativas/discussões noutros blogs, que resultassem em movimentos de cidadania o que não seria diferente.
Sim!
Gostaria que este Blog ambém falasse dos nossos pontos de vista sobre o que se passa ao nosso redor!
É importante ter opinião!!
Post a Comment