A praia

A praia

Friday, October 13, 2006

Às armas ! às armas ! contra os canhões marchar marchar !

















Pois é, o nosso hino nacional, a famosa "Portuguesa" inspirou-se muito nos feitos heróicos dos nossos antepassados. A estrela abaluartada da vila de Almeida foi um desses marcos de heroismo e luta pela independência da nação, nomeadamente durante a Guerra Peninsular. As tropas napoleónicas entraram por uma das principais fronteiras do pais e só assaltaram esta belissima fortaleza com o dramático episódio da explosão do paiol de pólvora situado no antigo castelo àrabe, do qual hoje só restam obviamente as ruinas.
No mês de Agosto foi possivel reviver toda esta época conturbada, através de uma belissima recriação histórica que me parece ser o inicio de outras "batalhas futuras". Ganha o turismo, a economia local e as gentes da região e do país. Além do mais esta zona diz-me muito já que tenho uma boa parte da familia originária daqui e conheço a zona desde criança.
E os francius como nos ganharam no Mundial, convém sempre lembrá-los que quando vieram cá aconteceu-lhes o mesmo que aos espanhóis : acabaram por levar nas trombas !
Saudações lusitanas !

2 comments:

Andre said...

Marchar! Marchar!
E que tal se falarmos das batalhas contra os espanhóis?

Anonymous said...

Também seria uma óptima ideia. Que eu saiba ainda não houve nenhuma recriação de guerras com espanhóis. A primeira que me vem à cabeça seria Aljubarrota. Queres avançar ? Ou podemos falar da batalha di euro 2004 emn que ganhamos 1-0 com um golo desse grande cavaleiro chamado Nuno Gomes ( ah ah )